Solução de andaime espetacular em Hannover - com MULTI-ROOF na cobertura!
O “cinema mais alto da Alemanha” era localizado até pouco tempo acima dos telhados de Hannover no domo do “Anzeiger-Hochhaus”, um edifício que remonta a 1928 e que foi originalmente planejado para ser um planetário. O cinema foi agora temporariamente movido para o saguão principal, já que o domo do tradicional símbolo da cidade será extensivamente renovado durante os próximos dois anos. Mas a atração do domo não parou, com muitos espectadores curiosos que não querem perder à noite o espetacular acessório de elevação de guindaste do MULTI-ROOF.
A empresa de andaimes Schmiedt, de Kobern-Gondorf, perto de Koblenz, aceitou o desafio de montar os andaimes em todo o edifício Anzeiger e de equipá-lo com uma cobertura de proteção contra as intempéries. O material VARIANT da fabricante Scafom-rux foi usado para o andaime até a borda superior do domo, a 54 m de altura, com os últimos 16 m em balanço. O sistema MULTI-ROOF foi então fixado em cima: uma estrutura de apoio, que pode ser opcionalmente equipada com cassetes de cobertura e/ou lonas Keder, com base nos andaimes modulares RINGSCAFF, mas que pode ser usada com qualquer sistema de andaime convencional.
O objetivo da montagem do andaime era criar áreas de trabalho e níveis ao redor do domo para reformá-lo. Como o domo em si não podia ser submetido a nenhuma carga, o andaime de trabalho precisa ser projetado como um sistema suspenso pendurado nas tesouras da cobertura contra intempéries.
E o que até então parecia relativamente simples apesar de todo o esforço envolvido – montar o andaime ao redor da estrutura, colocar a cobertura e encaixar o andaime suspenso – tornou-se uma estrutura geral fascinante e altamente complexa devido às especificidades do local, um projeto que precisava ser cuidadosamente planejado pelos especialistas da Schmiedt Gerüstbau e do escritório de engenharia Specht, sediado em Schalksmühle.
A situação específica no local era que a fundação básica do andaime precisa ser realizada a partir de três posições que eram totalmente independentes uma da outra e que não podiam ser conectadas entre si inicialmente. Os flancos do edifício foram interrompidos por duas extensões laterais, e as duas zonas de canto na parte traseira foram separadas por extensões traseiras que não podiam ser submetidas a nenhuma carga, de modo que nenhuma estrutura pôde ser instalada na parte superior. Até mesmo o lado norte não podia ser submetido a nenhuma carga em toda a sua extensão. Além disso, havia o problema de um edifício de extensão com telhado de vidro estar conectado em mais da metade da lateral do edifício.
A fundação básica do andaime foi, portanto, implementada no lado frontal (leste) ao longo de todo o seu comprimento. O canto sudoeste foi construído desde a extensão até o canto (sul) e depois com um vão ao redor do canto até os edifícios de extensão ligados no lado posterior (oeste). O edifício com o telhado de vidro no lado norte foi inicialmente conectado com uma estrutura de aço que servia, por um lado, como uma cobertura protetora e, por outro, como um nível de fundação para um andaime. O nível de fundação aqui já estava a uma altura de cerca de 12 m, o que dificultava ainda mais o fornecimento de material através dos edifícios adjacentes. Quanto a isso, foram usados guindastes próprios da empresa com comprimento de lança e raio de trabalho de cerca de 55 m.
Os cantos noroeste e sudoeste foram conectados a uma altura de cerca de 22 m por meio de uma ponte de andaime de 6 m de altura, que inicialmente compreendia três pontes de vigas de treliça individuais. Eles, por sua vez, consistiam em níveis de andaime de 2 m de altura e 25 m de comprimento que tinham sido pré-montados no chão. Cada um deles foi então equipado com uma viga de treliça de 1 m de altura com reforço adicional nos cabos superior e inferior: os próprios níveis do andaime foram fixados adicionalmente usando diagonais horizontais e verticais, assim como diagonais de cabeça em todos os vãos ou fileiras de padrões. As três pontes pesavam cada uma 3,5 toneladas. Ao erguer a ponte mais baixa no apoio noroeste, apenas dois padrões podiam ser visados. No suporte sudoeste, eram precisamente quatro. Para permitir isso, a distância entre os andaimes de apoio precisava encaixar-se com exatidão, algo que só podia ser controlado a partir de uma altura de 22 m. A altura dos andaimes de apoio também precisava ser idêntica e isso era algo que não podia ser verificado inicialmente. No caso das outras duas pontes, o desafio não foi apenas que os seis padrões de suporte tivessem que se encaixar exatamente, mas que todos os 22 padrões de andaime precisariam se encaixar exatamente nos padrões encaixados abaixo. Isso correu excepcionalmente bem, embora as pontes tenham descido cerca de 0,5 m em suas extremidades externas como resultado da operação de elevação por guindaste.
Uma subestrutura de aço foi igualmente montada nas extensões/sacadas laterais (norte e sul), uma vez que as superfícies da cobertura não suportavam carga suficiente. Elas foram até mesmo apoiadas por baixo com suportes que atravessavam os andares do edifício. Diretamente acima das sacadas, um chamado “anel de fechamento” – a conexão de todos os lados com andaimes individuais – pôde ser implementado pela primeira vez. Todos os elementos estavam agora unidos uns aos outros através de conexões em forma de cunha exatas e com trava por pressão. Graças à dimensão métrica do andaime, o objeto de aproximadamente 23 x 23 m pôde ser completamente modificado, mas ainda tinha suas dimensões de sistema.
A montagem do andaime que sobe acima da borda superior do sótão foi implementada como uma estrutura independente. Nesse sentido, os lados da empena (frente e traseira) tinham sido montados a partir da própria fundação como seções de andaime de 1,5 m que seriam reforçadas adicionalmente na metade superior do edifício por diagonais individuais e de cabeça dupla. Os lados do beiral foram montados como seções de 1 m de largura. Acima da altura das sacadas, um andaime adicional de 2 m de largura foi montado na frente. Isso foi então complementado por outra seção de andaime de 2 m de largura (bolsas) na área de 6 m acima e abaixo do sótão. A profundidade total do andaime chegou a 5 m, por vezes com até três seções em frente uma da outra.
Em uma próxima etapa, a uma altura de quase 50 m, as vigas de aço destinadas a servir como guias para o MULTI-ROOF foram instaladas nos dois andaimes de 1 m de largura. Cinco treliças MULTI-ROOF, cada uma com um comprimento de 26 m e um peso de 3,8 toneladas, foram pré-montadas na praça Steintorplatz em frente ao Anzeiger-Hochhaus para serem posteriormente levantadas por um guindaste de 260 toneladas em sua posição de descida sobre o andaime. Como o guindaste só podia ficar no meio da rua “Goseriede” que passa em frente ao edifício, o trabalho só foi permitido entre as 21h00 e as 6h00 devido à localização no centro da cidade. O guindaste levantou as treliças sobre os trilhos-guia a uma altura de 50 m. Um mecanismo de traslado foi então colocado sob as treliças para permitir que elas fossem deslocadas e movidas através e além do edifício para suas posições finais. O abaixamento e o deslocamento, bem como o posicionamento final das tesouras foi concluído em apenas cinco horas, permitindo que a rua fosse reaberta pontualmente para o trânsito. Em seguida, foram instalados trilhos Keder apropriados nas tesouras, nas quais foi possível inserir uma lona Keder de para aplicação pesada.
Christian Schmiedt, da empresa de andaimes Schmiedt, ficou obviamente satisfeito e não apenas com a precisão com que os trabalhos de andaimes haviam sido realizados. Em relação ao uso do MULTI-ROOF, ele disse: “A largura da extensão da cobertura não representou realmente o verdadeiro desafio para o sistema. A maior vantagem foi que a cobertura não precisava de correias de tensão. Se esse não fosse o caso, ela só poderia ter sido empurrada sobre o domo com seções muito mais altas do andaime - e isso teria sido muito difícil de implementar de um ponto de vista estático.”
As tesouras estarão em breve sujeitas a cargas adicionais quando andaimes forem montados no domo em si. Isso está planejado para ser um sistema suspenso. A montagem dos andaimes no domo será feita de cima para baixo, a partir das tesouras suspensas acima dele. A montagem dos andaimes do domo será muito desafiadora em vista da curvatura em forma de ovo, tanto na direção horizontal quanto na vertical. Contudo, o material VARIANT selecionado será capaz de usar ao máximo sua vantagem de andaimes circulares sem degraus para esse trabalho.
A cobertura será finalmente preparada para o inverno a fim de permitir que a lona seja aquecida por baixo. A carga total que resulta em tal situação especial, incluindo o andaime suspenso, não permite nenhuma carga adicional de neve sobre as treliças. Nenhum outro conceito de remoção de neve teria sido viável, pois, de outro modo, as zonas de pedestres e as superfícies dos telhados dos prédios anexos às laterais teriam sido prejudicadas pelas massas de neve do telhado do Anzeiger.
Em reconhecimento do desempenho de sua equipe e de todos os envolvidos, Christian Schmiedt disse: “Este projeto combinou quase tudo em termos de desafios que os trabalhos de engenharia com andaimes têm a oferecer. E todos nós podemos ficar muito orgulhosos de nosso trabalho.”
Serão cerca de dois anos até que o cinema possa retornar ao seu domo renomado, mas até lá o considerável andaime de cerca de 220 toneladas de material dará ao Anzeiger-Hochhaus seu próprio apelo.